Concluindo - Desafio Literário para Meros Mortais 2016

em 30 de novembro de 2017

Olá meus amoooooores!!! Tudo bom com vocês??
Como vocês tem passado esse mais de um ano sem a minha pessoa? Sentiram tanta falta de mim quanto eu senti de vocês? Awwwwwn, venham aqui me dar um abraço!

Imagem de 90s, you, and best friends

Eu sei, eu sei, o fato da blogueira que vos fala viver sumindo não é nenhuma novidade, não é mesmo? Mas essa foi a primeira vez que fiquei tanto tempo longe desse cantinho maravilhoso e purpurinado. Digamos apenas que a faculdade virou bff da minha falta de criatividade e ambas se aliaram à preguiça, que é um ser que realmente ama o meu corpo de uma forma ABSURDA! Então acabou que todas se uniram em um complô contra a minha bela pessoa, o que acabou resultando em mais de um ano sem atualizações por aqui.

Imagem de adam levine, maroon 5, and the voice

Mãaaas, como Rafitcha sempre volta, cá estou toda trabalhada no óleo de peroba na cara para reativar esse blog maravilhoso que tanto amo <3 . E como em 2016 eu havia compartilhado com vocês a criação do "Desafio literário para meros mortais", nada mais justo do que retornar com um feedback de como foi esse desafio. To um pouquinho atrasada? É... considerando que estamos em novembro quase dezembro, e que 2016 acabou já tem 11 meses...

 Imagem inspiradora no WHI 
 Imagem de american, eyes, and gif Imagem de gif


Mas como o que vale é a intenção, então vamo que vamo.

No caso de você estar chegando agora e não fazer ideia do que eu estou falando, te aconselho fortemente a ler esse post aqui. Basicamente, o desafio era composto por 20 categorias e um "bônus", e tinha como objetivo "desencalhar" vinte livros da minha querida estante. Mãaaas, nem tudo sai como planejado, não é mexmo?

Eu pretendia cumprir o desafio apenas com livros que eu já tinha e que estavam parados na minha estante. Mas aí veio o meu aniversário e com ele um presente maravilhoso e que terá o meu amor eterno: Kindle Paperwhite.
Sim, meu povo, meu pai maravilhoso me presenteou com esse mágico objeto que permite ler vários livrinhos, e acabou que com a empolgação do Kindle eu fiquei mais nos livros digitais do que nos físicos... o que resultou em apenas 4 livros físicos desencalhados da estante

Imagem de demi lovato, demi, and sad

E aí você me pergunta: "Mas pelo menos você conseguiu concluir o desafio?" 
E aí eu te respondo:
Imagem de minions and despicable me

Eu bem que tentei, meu povo, mas não adianta. Esse negócio de metas e desafios não funcionam muito bem comigo ]: Mãaaaas, mesmo não tendo conseguido cumprir as 20 categorias, eu fiquei bem feliz com o resultado. Como a minha ficha de leitora não inclui grandes sucessos de leitura de títulos pré-definidos e/ou que se encaixem dentro de uma categoria - normalmente, eu pego pra ler o que me dá vontade e quando me dá vontade, por isso que esses desafios nunca dão muito certo comigo T^T -, eu devo dizer que fiquei bem satisfeita ao concluir o desafio tendo cumprido 8 categorias inteiras e 2 pela metade. Ficou confuso? Então bora entender esse negócio!

01- Um livro de capa verde;
02- Um livro de capa amarela; ("Samantha Sweet, Executiva do Lar", Sophie Kinsella)
03- Um livro de capa azul; ("Madrugadas de Desejo", Jayne Fresina)
04- Um livro com mais de 600 páginas
05- Um livro que não sei nada a respeito;
06- Um livro com um protagonista inspirador;
07- Um livro indicado por alguém diferente;
08- Um livro clássico; ("O Velho e o Mar", Hemingway)
09- Um livro nacional; ("Azar o Seu!", Carol Sabar)
10- Uma biografia;
11- Um livro emperrado na estante; ("Eragon", Christopher Paolini) ***
12- Um livro sobre história;
13- Uma trilogia ou série; ("A Caçadora", Vivianne Fair) ***
14- Um livro de poesia; ("Limão Rosa", Flora Figueiredo)
15- Um livro emprestado; ("A Vida que Ninguém Vê", Eliane Brum)
16- Um livro técnico;
17- Um livro de um autor desconhecido; ("Correio do Tempo", Mario Benedetti)
18- Um livro infantil; ("Matilda", Roald Dahl)
19- Reler um favorito;
20- Um livro em inglês (ou em qualquer outro idioma)*
BÔNUS para o fim de ano - Um livro sobre viagens ou natal


*Um livro emperrado na estante - "Eragon", Christopher Paolini (268/466 páginas lidas)
Eu contei essa categoria como feita pela metade devido ao fato da minha bela pessoa ter abandonado a leitura. Pois é meu povo, eu sei que muita gente elogia HORRORES esse livro, fala que é maravilhoso e isso e aquilo... Mas a história simplesmente não funcionou pra mim. Sabe quando você se esforça ao máximo pra tentar levar a leitura adiante, mas simplesmente não dá? Pois então. Achei a escrita do Christopher um pouco arrastada, o que querendo ou não acabou influenciando na minha leitura, já que estou acostumada com escritas mais ágeis e que fluem mais rápido, sabe? Em Eragon nós temos uma descrição muito grande, o que é totalmente compreensível, dado que se trata de uma história situada em um universo totalmente próprio,, e que exige essa explicação e contextualização da parte do autor com o leitor. Não estou dizendo que é uma história ruim ou mal escrita, muito pelo contrário. Reconheço o porquê de tanta gente elogiar a obra e gostar tanto, mas pra mim, infelizmente não funcionou. Quem sabe daqui mais alguns anos eu tento de novo né? Acho que ainda não era hora desse livro desencalhar ]:

*Uma trilogia ou série - "A Caçadora", Vivianne Fair (2/3 livros lidos)
Também não considerei essa categoria cumprida por inteiro. Por mais que eu tenha deixado livre com relação a começar, terminar, ou ler uma série/trilogia inteira, eu tinha proposto pra mim mesma que queria começar e terminar uma trilogia. Li os dois primeiros livros na velocidade da luz, mas o preço do último volume dessa trilogia não estava colaborando para a minha felicidade. Como eu li pelo Kindle, não queria pagar muito caro por um ebook, sabe? (cisma de uma caçadora de promoções, relevem) Então fiquei esperando o ebook entrar em promoção. Acabou que quando eu finalmente consegui comprá-lo, já tinham se passado alguns meses desde a leitura do segundo volume... E eu, como a pessoa cheia de manias que sou, gosto de ler trilogias um livro atrás do outro, sabe? Então acabei optando por deixar pra ler mais pra frente, aí eu já aproveito e releio - e me apaixono novamente! - os dois primeiros volumes e já emendo na leitura do último. Então digamos que eu cumpri 2/3 dessa categoria u_u

Imagem de gif, tyler posey, and holland roden

Mesmo não tendo cumprido o desafio inteiro, eu realmente não me arrependo de tê-lo feito. Acho bacana a ideia de nos desafiarmos vez ou outra pra vermos o quão longe conseguimos ir. Fora o fato que, graças ao desafio, eu me senti mais aberta a dar uma chance para outros livros e autores que antes nem me passariam pela cabeça. Graças a essa oportunidade pude conhecer autores incríveis, além de ter conseguido me animar para ler ainda mais. Mesmo sendo uma espécie de blogueira literária, não sou o tipo de leitora que consegue fechar o ano com um número absurdo de leituras concluídas. Sempre fiquei na média das 15 leituras anuais. Com o desafio - e o plus do Kindle, que deu um gás ainda maior - consegui ler mais de 20 livros em 2016, o que pode parecer pouco para alguns, mas pra mim foi realmente MARAVILHOSO!

Então não, eu não cumpri o desafio inteiro, mas pra mim ele foi um grande sucesso!

Imagem de gif, great gatsby, and tumblr Imagem de gif

2 comentários:

  1. Olá, Rafaela.
    Eu não faço metas nunca mais porque nunca dá certo hehe. Comecei o ano com a meta de ler os livros que estavam na estante e contei semana passada e está na mesma hehe. Eu sou do time que ama Eragon. Foi uma das melhores séries que eu li hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tudo bom?
      Pois é, menina! Esse negócio de metas também não funcionou muito comigo não. Agora só fico na meta de número de leituras por ano - e ainda assim não faço nada muito louco, porque sei que não dou conta XD

      Sério? Ah, então, Eragon não funcionou muito comigo. Mas também tem aquela coisa do momento certo pra cada livro, né? Então de repente ainda não era hora de desencalhar o coitadinho da minha estante ]: . Quem sabe daqui uns anos eu não tento de novo? Esperança é a última que morre \o

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)